quinta-feira , 18 outubro 2018
Home / Destaque / Uberaba conquista Guinness World Records com a maior escultura de chocolate do mundo

Uberaba conquista Guinness World Records com a maior escultura de chocolate do mundo

Iniciativa é da Casa do Chocolate e a construção de 10.488 quilos foi certificada neste domingo, no Praça Uberaba Shopping 

             A maior escultura de chocolate do mundo fica em Uberaba, de acordo com o Guinness World Records. A certificação da construção realizada pela Casa do Chocolate, durante a Expocolate, aconteceu neste domingo (1º), às 5h35, no Praça Uberaba Shopping. Com 10.488 quilos, a conquista superou o antigo recorde, uma edificação de 10.187 quilos do produto feita na China em setembro de 2015. “Este é um momento maravilhoso. É uma emoção muito grande porque nós temos consciência de que é um título mundial. Não é fácil, dependemos de um trabalho em equipe e utilizamos um produto frágil. Somos campeões”, comemora o empresário João dos Reis, proprietário da Casa do Chocolate.

A escultura foi finalizada com 15 m2, divididos em dois cômodos, e com 2,40m de altura. Cerca de 25 pessoas estavam envolvidas no trabalho, que demorou 180h para ser concluído. A coordenação foi do chef chocolatier Alexandre Bispo, profissional de Recife-PE que há 30 anos trabalha neste ramo. A certificação foi realizada pela gestora sênior de recordes Raquel Assis. “Foi verificado que somente o chocolate foi utilizado, com a técnica do derretimento do próprio chocolate para a junção das barras. Então, sim, agora está no Guinness World Records”, anunciou. Para a realização do trabalho, Assis contou com o apoio de testemunhas especializadas: um técnico em eletrônica que atestou se a balança estava calibrada (o peso da balança, de 343 quilos, foi descontado para a certificação do recorde); um engenheiro civil para medir a área da casa; e uma técnica em vigilância sanitária para comprovar que o chocolate estava impróprio para o consumo e não houve desperdício de alimento.

Os cômodos da casa foram ocupados por esculturas em tamanho real de Chico Xavier, que está sentado em sua escrivaninha, e também da apresentadora Ana Maria Braga e Louro José que estão na cozinha. “Chico Xavier é um ícone de Uberaba e do Brasil e a escultura tem emocionado muitos visitantes que circulam por aqui”, comenta João dos Reis. Todas as peças serão envernizadas e mantidas em refrigeração adequada para compor posteriormente o Museu do Chocolate, que ficará instalado no interior da loja Casa do Chocolate do Praça Uberaba Shopping. O espaço ficará aberto para visitação durante todo o ano.

O Guinness foi conquistado durante a Expocolate, feira do segmento que acontece até hoje (1º), das 12h às 20h. A segunda edição do evento reúne mais de 100 expositores e confeiteiras e oferece ainda uma programação gratuita para as famílias.

Fotos/Walter Júnior

Veja Também

Após denúncia, PM prende autor descarnando vacas furtadas.

Após denúncias que na Rua Antônio Alves Fontes, Bairro Parque das Américas, havia uma pessoa ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *