domingo , 22 julho 2018
Home / Destaque / Uberaba vai entrar para o Guinness World Records com a maior escultura de chocolate do mundo.

Uberaba vai entrar para o Guinness World Records com a maior escultura de chocolate do mundo.

Iniciativa da Casa do Chocolate está sendo construída durante a Expocolate que acontece no Praça Uberaba Shopping até domingo.

             Uberaba vai bater um novo recorde com a construção de uma casa de chocolate que será a maior escultura feita com o produto no mundo. Neste sábado (31) a equipe de juízes do Guinness World Records estará na cidade para realizar a certificação, programada para às 20h. A casa está sendo construída durante a Expocolate, feira do segmento que acontece até domingo (1º) no Praça Uberaba Shopping. “No ano passado nós fizemos o maior coelho de chocolate do mundo e neste ano pensamos em um desafio maior. Esta casa é um presente nosso para a população e o município passa a ser referência mundial neste segmento”, destaca o idealizador do recorde e proprietário da Casa do Chocolate, empresário João dos Reis.

A escultura vai ser erguida com cerca de 11 toneladas de chocolate e terá aproximadamente 16 m2, divididos em dois cômodos. Uma equipe de 15 pessoas, entre confeiteiros e engenheiros, trabalha desde o último fim de semana na construção, coordenada pelo chef chocolatierAlexandre Bispo, profissional de Recife-PE que há 30 anos trabalha neste ramo. Hoje o recorde mundial pertence à China, com uma escultura com 10,187 toneladas, certificada em setembro de 2015.

E a casa de chocolate terá moradores ilustres. Os cômodos serão ocupados por esculturas em tamanho real de Chico Xavier, que estará sentado em sua escrivaninha, e também da apresentadora Ana Maria Braga e Louro José que ficarão na cozinha. “Chico Xavier é um ícone de Uberaba e do Brasil e a escultura tem emocionado muitos visitantes que circulam por aqui”, comenta João dos Reis. Para estas peças das personalidades, o chef chocolatier explica que foram utilizadas três técnicas. Primeiramente é feito um molde de barro, de onde é retirada uma forma de silicone com o formato. “Depois retiramos toda a parte de barro, lavamos o molde e inicia-se o preenchimento com o chocolate. A segunda etapa é esculpir e colar as peças que são feitas separadamente. Por último, é feito o polimento e depois vem a pintura para finalizar”, explica.

A construção da casa de chocolate e demais componentes da escultura podem ser acompanhados de perto pelo público durante a Expocolate. A segunda edição da feira reúne mais de 100 expositores e confeiteiras e oferece ainda uma programação de shows, stand up, oficinas kids, concurso de tortas e cursos. O espaço estará aberto no feriado (sexta, dia 30), das 12h às 22h, e para o sábado estão programados show de catira com o grupo “Raízes”, às 15h, e stand up com “Zebu em Pé”, às 16h, todos gratuitos, além da certificação do Guinness World Recordsà noite. No domingo a feira acontece das 12h às 20h.

Ao final do processo, a casa e as esculturas de Chico Xavier, Ana Maria e Louro José serão envernizadas e mantidas em refrigeração adequada para compor o Museu do Chocolate, que ficará instalado no interior da loja Casa do Chocolate do Praça Uberaba Shopping. O espaço ficará aberto para visitação durante todo o ano.

Livro dos Recordes – O Guinness World Records é uma edição publicada anualmente e que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente. A publicação existe desde 1955 e é um dos livros mais vendidos no mundo. No ano passado, a Casa do Chocolate de Uberaba também entrou para o livro dos recordes com o maior coelho feito de chocolate no mundo, com 4.245 quilos e 4,52 metros de altura.

Fotos/Walter Júnior

 

 

Veja Também

Ladrão é morto após invadir a casa de policial militar no Manoel Mendes.

Ontem (17) por volta das 22h no bairro Manoel Mendes, uma família após realizar um ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *